DÚVIDAS FREQUENTES

PROCESSOS INDUSTRIAIS

Como a usar a energia solar em processos industriais?

Painéis solares especiais de alta eficiência são usados para aquecer o fluido (ex: água) a até 250°C. Ou seja, a indústria que trabalha com linhas de pressão economizará todo o combustível (ou eletricidade) utilizado para aquecer a água até 250°C. Caso haja necessidade de uma temperatura mais elevada, os queimadores pré-existentes ou os de alta eficiência que também representamos podem complementar, elevando a temperatura acima dos 250°C.

Quais as indústrias que podem receber essa tecnologia?

Praticamente todas que necessitam de uma caldeira para aquecer o fluido que move o processo industrial, como ocorre em:

Indústrias Farmacêuticas, Químicas, de Alimentação em geral, incluindo cervejarias e de bebidas, Laticínios, etc.

O que é necessário para instalarmos essa tecnologia solar em minha indústria?

Antes de tudo, precisamos entender suas necessidades e conhecer o equipamento que já utiliza, suas temperaturas de operação, localização, disponibilidade de espaço, entre outras informações técnicas.

Com base em suas necessidades, checaremos se o espaço que possuem é suficiente para a instalação dos painéis solares industriais. Caso sejam, partiremos para uma estimativa de custos, que se aprovada, será seguida de um orçamento técnico detalhado e projeto de engenharia específico, incluindo estudo de viabilidade, tempo de retorno do investimento, etc.

Qual tempo de retorno do investimento?

 

Esse tempo dependerá dos custos das fontes de energia que sua indústria utiliza hoje, que pode ser desde eletricidade, até combustíveis fósseis como Gás, Óleo Diesel, biocombustíveis, lenha, etc.

A maioria dos paybacks situam-se entre 4 e 6 anos.

Além da economia de combustíveis, existem outras vantagens?

 

Muitas !

Se sua matriz energética for a eletricidade, sua indústria desafogará o sistema elétrico na região, e essa economia evitará a destruição de florestas derrubadas para compor o manancial aquífero que move as usinas hidrelétricas. Se a matriz for de combustíveis fósseis, sua indústria gerará toneladas a menos de CO², contribuindo para reduzir o aquecimento global. Além disso, a queima de combustíveis fósseis gera sujeira, resíduos orgânicos que acarretam aumento no custo e frequência de manutenções, incluindo o desgaste do equipamento, que passará a ter maior vida útil.

Por último e não menos importante, sua empresa poderá se beneficiar de estímulos governamentais para redução da poluição e aumento da eficiência energética, e ainda ser reconhecida como empresa ambientalmente responsável e sustentável, fato que pode e deve ser utilizado como marketing na promoção de seus produtos.

CENTRAIS SOLARES DE AR CONDICIONADO

Esse sistema pode alimentar os aparelhos de ar condicionado tipo split com energia solar?

Não. Essa solução é aplicada apenas a centrais de ar condicionado que utilizam chillers.

A manutenção é cara ou complexa?

 

Não. O custo de manutenção desse sistema é cerca de 30% menor que aqueles verificados com sistemas de chillers elétricos, sendo que o chiller de absorção requer menos manutenção por não terem partes móveis. Já os painéis termosolares à vácuo, especiais para esta utilização, não requerem manutenção pois podem operar com alta eficiência mesmo com sujeira depositada sobre eles. Limpezas esporádicas apenas com água é o suficiente.

O local de instalação do primeiro piloto desse sistema foi escolhido pensando nas piores condições climáticas, com muita areia, temperaturas altas durante o dia e baixas à noite, submetendo o sistema a grandes variações de temperatura.

Posso aproveitar meu sistema de ar condicionado atual?

 

Sim !

O que precisaremos saber é se suas instalações tem espaço suficiente para os painéis termosolares atenderem sua demanda. As linhas de fluidos e dutos de ar frio continuam os mesmos.

A solução requer um estudo técnico, pois o sistema geralmente é híbrido com um backup de gás natural ou GLP, ou até usando o chiller elétrico pre-existente como backup para os horários sem luz solar. Tudo dependerá do estudo técnico-financeiro, que dirá se vale à pena manter o chiller elétrico existente ou substituí-lo por um backup à gás.

Qual o tempo que terei o retorno do investimento ao substituir o chiller elétrico?

 

Entre 4 e 5 anos. Mas com as tarifas de energia subindo cada vez mais, é muito provável que o retorno sobre o investimento venha mais rápido, pois você ficará protegido dos aumentos das tarifas.

Qual a vida útil dessa central solar de ar condicionado?

 

Os painéis coletores, mais expostos às intempéries, tem vida útil de 25 a 30 anos. Os chillers de absorção podem variar, mas como não tem partes móveis que acarretam desgaste mecânico nos materiais, sua vida útil é muito superior aos chillers elétricos, podendo equiparar à vida útil dos painéis, com as corretas manutenções preventivas.

Preciso de alguma estrutura para ter uma central solar de ar condicionado (CSAC)?

Normalmente são as edificações grandes que possuem centrais de ar condicionado com chillers, e logo já possuem muito espaço na cobertura para a instalação dos painéis termosolares especiais.

Dentre as aplicações viáveis, estão os Shopping Centers, Super e Hipermercados, lojas de departamento, hotéis, resorts, hospitais, centros de convenções, aeroportos, etc.

Esse sistema pode ser instalado em qualquer cidade?

Sim. No entanto é necessário um estudo técnico, que leva em consideração um eventual sombreamento do local de instalação, o mapa solar da região, uma análise do sistema pré-existente e das necessidades térmicas do local.

Após esse levantamento, teremos condições de montar um orçamento e um estudo financeiro sobre esse investimento, que certamente dará a vocês mais de 20% líquidos ao ano, pelos próximos 30 anos ! Excelente , não é mesmo?

USINAS SOLARES: ENERGIA FOTOVOLTAICA

Vale à pena investir na produção de minha própria energia, aqui no Brasil?

Certamente, e por vários motivos.

  1. O setor elétrico no Brasil passa por dificuldades. As tarifas sofreram grandes aumentos em 2015, e o cenário para os próximos anos prevê ajustes tarifários muito maiores dos que os que já ocorreram.
  2. Inflação é outro problema. Seu dinheiro, mesmo se aplicado em investimentos de médio risco, não acompanham a inflação real. Ou seja, a cada ano, o dinheiro poupado vale menos, e em contrapartida, as tarifas públicas ficam mais caras.
  3. Mesmo com dólar em alta (a maioria dos equipamentos é importada), seu investimento se paga em cerca de 5 anos. Isso proporciona um retorno do seu investimento acima de 20% ao ano, líquido! Nenhuma aplicação bancária te paga isso atualmente.
  4. Além do retorno, você está investindo num equipamento que produzirá energia pelos próximos 25 anos! Só trabalhamos com fornecedores mundiais, que GARANTEM a eficiência do equipamento em todo esse período !

Para ilustrar, você congelará o valor da energia a um valor muito menor que o vendido pelas concessionárias, pelos próximos 25 a 30 anos ! Imagine você hoje, pagando o preço da energia, ou combustível, de 1990!!!! É isso que estamos te oferecendo !

Posso vender energia ?

Não. O sistema adotado pelo Brasil ainda não permite a venda de energia à concessionária como em outros países. No entanto existe um sistema compensação de energia onde um crédito (Produção maior que o Consumo) gerado em um determinado mês pode ser utilizado em até 3 anos ou até mesmo em outra unidade consumidora do mesmo CPF ou CNPJ, dentro da mesma concessionária. Isso permite a uma empresa, com filiais no mesmo estado, a concentrar a produção em uma só área e creditar energia pras demais filiais.

Por exemplo, se em um determinado mês você viaja de férias ou a radiação solar é muito alta e você produz 500 kWh consumindo apenas 300 kWh, será gerado um crédito de 200 kWh. Se no próximo mês seu consumo foi de 600 kWh e a produção de 500 kWh, você não pagará nada e ainda terá um crédito de 100 kWh para os próximos meses.

Qual é a vida útil do sistema?

Um sistema fotovoltaico conectado à rede tem uma vida útil de 30 a 40 anos, sendo que a maioria dos painéis fotovoltaicos  confiáveis tem garantia de 25 anos para produção de pelo menos 80% da potência nominal. Já os inversores têm garantia de 5 a 10 anos e um vida útil esperada de 10 a 15 anos, podendo ser trocados. Alguns microinversores têm vida útil maior, chegando a 25 anos.

No caso dos sistemas isolados, os inversores e controladores de carga têm garantia de dois anos e vida útil de 5 a 10 anos, mas a principal diferença (especialmente em custo) fica por conta das baterias que são caras e devem ser substituídas com maior frequência. As baterias mais usuais tem vida útil de 4 anos e baterias especiais podem chegar a 10 a 15 anos de duração, sempre dependendo de um bom dimensionamento e uso, feito por engenheiros qualificados.

O correto levantamento pré-projeto (não só a análise da conta de energia!) irá fazer com que seu investimento tenha a maior durabilidade e eficiência.

Com uma usina solar eu zero minha conta de luz?

Quase! Se seu projeto visa produzir toda energia que necessita, sua conta de luz será quase zero. Não tem como fugir da taxa de iluminação pública e a de disponibilidade da rede, que giram em torno de R$ 40,00.

A manutenção é cara ou complexa?

 

Definitivamente, não!

Bem, com um projeto elaborado por engenheiros e instalados por técnicos altamente qualificados, usando equipamentos que sabemos ter eficiência comprovada e robustez, você pode ter CERTEZA de que nunca terá de se preocupar com sua usina.

No caso de painéis fotovoltaicos, na ausência de chuvas, dependendo da quantidade de pó acumulada nos painéis, é preciso fazer uma limpeza simples, com água, algumas vezes por ano.

A SOLEXOR monitorará sua usina diariamente, 24×7, e caso haja alguma desconformidade, tomaremos as providências imediatas. Você mesmo poderá monitorar a produção de sua energia online !

Quanto custa uma usina solar?

Hoje pipocam pequenas empresas vendendo módulos solares, nos mais diversos valores. E a tendência é aumentar. Mas o custo varia muito com o tipo de instalação, local, tamanho da usina para suprir suas necessidades, se a usina será ampliada ao longo dos anos ou se já vai ser instalada para atender todo o consumo de energia do cliente.

Se quiser um custo bem “chutado”, arrisque uns R$ 9.500,00 por KWp instalado. Mas a SOLEXOR, antes de fazer qualquer projeto, primeiro analisa onde vocês estão desperdiçando energia. O resultado quase sempre é que conseguimos fazer uma usina menor e mais barata, atendendo 100% as suas necessidades.

A SOLEXOR só trabalha com equipamentos de empresas consagradas mundialmente. Por quê? Simples…Assim como uma estrutura de um edifício, onde você precisa utilizar materiais que durem décadas, nesse tipo de usina é a mesma coisa. São equipamentos que funcionarão pelos próximos 20 a 30 anos, produzindo sua energia e gerando lucros pra você. De que adianta economizar comprando equipamentos inferiores, contratando equipes com baixa qualificação, se daqui 5 anos, um simples conector de baixa qualidade (visualmente igual a um de alta), pode arruinar sua usina?

Na SOLEXOR, são engenheiros que cuidarão de seu projeto. É a garantia de segurança de seu patrimônio e retorno para seu investimento!

Posso produzir energia solar fotovoltaica em minha casa ou empresa?

Sim e este é uma das aplicações mais utilizadas em todo o mundo. O sistema funciona de forma integrada com a rede elétrica, que no Brasil existe na forma de compensação. Ou seja, a energia que você produz é injetada na rede da concessionária – por exemplo, 1000kwh no mês. Se você consumiu 1100kwh nesse mês, pagará apenas a diferença entre o que você consumiu e o que você produziu.

Caso você não tenha acesso à rede elétrica é possível fazer um sistema isolado (off grid). Neste caso, o sistema precisará de baterias para armazenar a energia para a noite e dias nublados, ou até fazer uma solução híbrida com um grupo gerador.

É complicado instalar um sistema fotovoltaico (usina solar)?

Depende.

Sistemas pequenos e isolados (off grid) , de até 4 painéis, são de fácil instalação e projeto, e menor risco. Para sistemas maiores, não deixa de ser uma obra técnica que envolve eletricidade e seus riscos. Por isso é importante considerar a contratação de uma empresa com corpo de engenharia e técnicos capacitados tanto para o levantamento detalhado das suas necessidades e eficiência energética (principalmente em empresas), como para sua instalação.

Em média, numa residência, a instalação ocorre em 2 dias, sem qualquer transtorno para você !

O sistema fotovoltaico pode servir como backup para quedas de energia?

Sim e não.

Uma usina solar pode gerar energia e carregar um banco de baterias, e esse banco será seu backup energético no caso de queda de energia, assim como um grupo gerador à diesel ou gás.

Mas no caso comum, onde a instalação já tem linhas de transmissão e está conectada à rede da concessionária, esse sistema não é barato e seu custo-benefício tem de ser avaliado de acordo com suas necessidades.

Na maioria dos casos, uma usina sozinha injeta a energia produzida sincronizadamente à rede da concessionária, dependendo dela pra funcionar, e portanto, não servindo de backup.

É necessária alguma adaptação em minha casa ou empresa?

Depende.

Nós na SOLEXOR não pegamos apenas sua conta de energia e fazemos um projeto corrido e superficial. Na maioria das vezes você pode utilizar a fiação elétrica já existente da sua casa ou empresa, bem como o seu telhado ou laje para fixação dos painéis. Mas dependendo da cobertura e de sua caixa de distribuição, adequações simples, porém necessárias, precisarão ser feitas para garantir a longevidade e segurança do seu sistema. A concessionária deverá trocar o relógio de força por um relógio bidirecional. Caso você ainda não tenha construído sua casa ou empresa, o ideal seria que o telhado fosse voltado para a linha do equador (Norte) para melhor aproveitamento da energia solar.

A usina solar gera algum barulho, como gerador tradicional?

Não. Além de não emitir qualquer tipo de poluição, a não emissão de ruídos é outro grande benefício. Você nem vai lembrar que existe uma usina em seu telhado!

Como vou saber se minha usina solar está produzindo energia?

A Solexor oferece um aplicativo para celular ou via website, que permite que você monitore continuamente a quantidade de energia que está sendo gerada, e a que foi produzida num certo período (Mês, ano ,semana).

Então vou ter de ficar monitorando a usina?

Não, você tem apenas de usufruir dos benefícios e lucros advindos de sua usina solar!

A Solexor monitora todas as usinas instaladas e seus desempenhos. Qualquer oscilação incomum na produção de energia será detectada por nós, que entraremos em contato para você fazer uma verificação visual dos painéis e ver se existe algum objeto ou detritos obstruindo a captação dos raios solares.

De que forma ajudo o meio ambiente com minha usina solar?

A energia fotovoltaica não gera gases que acentuam o efeito estufa, que são os principais responsáveis pelas mudanças climáticas. Diferente da geração termoelétrica ou nuclear, onde gases e resíduos são gerados, a energia solar é limpa e sem riscos. Outro ponto importante é a não necessidade de desmatamento ou alagamento de grandes áreas, fatores recorrentes em construções de grandes usinas hidroelétricas. Além disso, a energia solar é renovável e inesgotável. Ou seja, com um sistema projetado profissionalmente pela SOLEXOR, você passa a contribuir para a redução das mudanças climáticas e a segurança energética das futuras gerações.

Existem incentivos federais, estaduais e municipais para usinas solares?

Diversas cidades brasileiras oferecem incentivos fiscais para micro e mini geradores fotovoltaicos como descontos no ITBI, ISS e até 20% de desconto no IPTU.