Três anos atrás….

SAUDI ARAMCO INSTALA PAINÉIS SOLARES EM SISTEMAS DE REFRIGERAÇÃO DE SUA SEDE

solar assisted air conditioningA TVP Solar instalou um sistema de ar condicionado com utilização de energia solar na sede da Saudi Aramco(, a maior empresa de energia do mundo), em Dhahran, na Arábia Saudita. Seguindo uma série de iniciativas do país, a petrolífera estatal vem investindo em diversas formas de expandir e diversificar o abastecimento de energia da empresa, economizar energia em suas operações e promover o crescimento sustentável.

“A TVP Solar tem orgulho de apoiar a Saudi Aramco neste campo promissor de refrigeração de ar com nossos painéis solares MT-Power. A TVP pode ajudar a reduzir o alto consumo de energia relacionado com ar condicionado elétrico na Arábia Saudita, substituindo o uso do petróleo pela fonte solar”, afirmou o CEO da TVP Solar, Piero Abbate.

Os painéis solares produziram uma média de saída de energia térmica diária de 2 kWh por metro quadrado de área de painel ativo. A saída foi durante o período de inverno, com uma entrada de energia solar média de apenas 5 kWh/m², sem qualquer tipo de limpeza dos painéis desde a instalação.

O sistema vem funcionando perfeitamente com chillers de absorção Thermax, com custo do kwh térmico muito inferior ao gerado pelos equipamentos elétricos.

No Brasil, a Solexor fez um estudo dos nichos industriais e comerciais que podem se beneficiar da tecnologia, reduzindo seus custos de climatização e resfriamento de processos consideravelmente.

De forma geral, se a indústria já produz calor de forma barata e precisa de gerar frio através de uma central de água gelada comumente acompanhada de torres de resfriamento, ela é uma grande candidata a ter uma redução dos custos de geração do KWh frio. Outros fatores como alto custo da energia elétrica, horários de operação e até disponibilidade de gás natural na região podem influenciar para viabilizar a aplicação dessa nova tecnologia.

Quer saber se sua indústria ou comércio de médio porte e acima pode se beneficiar dessa redução de custos? Contate-nos e faremos uma pré-análise para levantar a viabilidade desse sistema para você.