A energia renovável surgiu como uma maneira cada vez mais competitiva de atender às novas necessidades de geração de energia. Este abrangente relatório de custos da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) destaca as últimas tendências para cada uma das principais tecnologias de energia renovável, com base nos últimos custos e preços de leilões de projetos em todo o mundo.
Faça o download do Resumo Executivo.
Em geral, o estudo conclui que:
- Os custos de geração de energia renovável continuam a cair e já são muito competitivos para atender às necessidades de novas demandas.
- Aquisições – incluindo leilões – representam uma pequena fração da implantação global de energia renovável. Mesmo assim esses mecanismos estão baixando os custos em novos mercados.
- A concorrência global está ajudando a espalhar as melhores práticas de desenvolvimento de projetos, reduzindo a tecnologia e o risco do projeto e tornando as energias renováveis mais competitivas do que nunca em termos de custos.
- Nos países desenvolvidos, a energia solar tornou-se mais barata do que a nova energia nuclear.
- O custo nivelado da eletricidade (LCOE) da energia solar fotovoltaica (PV) diminuiu 69% entre 2010 e 2016 – chegando bem à faixa de custos de combustíveis fósseis.
- O vento continental, cujos custos cairam 18% no mesmo período, fornece eletricidade muito competitiva, com projetos normalmente encomendados hoje em dia a US$ 0,04 / kWh.
- À medida que a instalação se acelera, a equação de custos para as energias renováveis fica melhor e melhor. Com cada duplicação da capacidade instalada cumulativa para o vento continental, os custos de investimento caem 9%, enquanto a eletricidade resultante fica 15% mais barata.
- Os custos dos módulos de PV solares caíram em cerca de 4/5, tornando os sistemas residenciais de PV solares até dois terços mais baratos do que em 2010.
O banco de dados sobre custo das energias renováveis do IRENA inclui 15.000 pontos de dados para LCOE de projetos em todo o mundo, representando mais de 1000 gigawats (GW) de capacidade de geração de energia. Uma base de dados adicional de leilões abrange mais de 7.000 projetos com quase 300 GW de capacidade.
Fonte: http://irena.org/publications/2018/Jan/Renewable-power-generation-costs-in-2017