Desde 2008 venho trabalhando e pesquisando tecnologias solares em diversas aplicações. Uma pergunta é obrigatória e todos a fazem: Será que funciona?
Bem, é uma pergunta obrigatória, já que muitas tecnologias se provaram inviáveis comercialmente, com altos custos operacionais.
Uma das tecnologias com que trabalho fornece calor de processo até 180°C, captando até luz difusa. Os desdobramentos são vários: alta eficiência, redução do custo do KWh térmico nas indústrias em até 60%, redução dramática das emissões, baixíssimo OPEX, entre outros.
Mas será que funciona? Bem, para responder essa pergunta, a empresa utilizou testes laboratoriais e, claro, em um dos piores e mais severos ambientes: o deserto. Altíssimas temperaturas, areia e praticamente ausência de água formam a condição de teste perfeita. Em 2015, a TVP Solar revelou o resultado de testes de um ano no Kuwait, demonstrando uma característica única do seu painel térmico solar de alto vácuo: operação de alta eficiência apesar da acumulação de poeira, mesmo em ambientes desérticos severos, sem limpeza.
Durante o período de teste, de julho de 2014 a julho de 2015, o painel MT-Power que nunca foi limpo apresentou redução média de eficiência de apenas 11%, tendo recebido apenas cinco precipitações esporádicas. Testado em paralelo, o painel de MT-Power com limpeza trimestral apresentou redução média de eficiência de apenas 4%. Chuvas e limpeza grosseira à base de escova “seca” demonstrou devolver ao MT-Power sua eficiência nominal.
Esses resultados comprovam que não é necessária limpeza nos painéis MT-Power, mesmo em ambientes desérticos severos. O usuário final tem as opções para recorrer à limpeza a seco trimestral sem qualquer água residual para otimizar o desempenho, ou exceder um pouco a dimensão do campo solar em relação à demanda de pico térmico para ignorar o efeito de acumulação de poeira.
O teste foi realizado em Sulaibiya (Kuwait) na sede da Agility Logistics, através de uma plataforma de medição dedicada. Os painéis MT-Power operaram continuamente e sem supervisão a 100°C durante o período de teste, com o painel nunca limpo apresentando uma produção média de energia de 3,5 kWh th / m² / dia, com eficiência média de 64,5%. Ao longo do ano, os níveis de eficiência nunca caíram abaixo de 19% em relação ao painel de referência, limpo.
Piero Abbate, CEO da TVP Solar, afirmou que: “Os painéis TVP são verdadeiramente adequados para funcionar nos ambientes agressivos das regiões do Oriente Médio e do Golfo, onde todos os outros coletores solares falham devido a poeira e areia. É uma loucura usar água para limpar coletores solares nessas áreas onde é um recurso tão escasso e caro! ”
Dr. Vittorio Palmieri, CTO da TVP Solar, continuou com: “Graças ao layout planar isolado de alto vácuo, os painéis TVP são os melhores em capturar e transformar luz difusa em energia térmica entre coletores solares; isso é apenas física. O acúmulo de poeira e sujeira aumenta significativamente o componente de luz difusa entrante, e somente nossos painéis podem lidar com essa sujeira sem serem limpos”.
Para aplicações segmentadas que requerem temperaturas entre 80 ° C e 180 ° C, os painéis MT-Power representam um fornecimento de energia térmica ideal para aplicações locais críticas, como vapor e calor industrial, dessalinização, recuperação de óleo e até arrefecimento de ar.